O Sorriso dos Candidatos – Liêdo Maranhão

O post de hoje é muito especial, trata-se de um pequeno curta idealizado e produzido pelo pesquisador popular e odontólogo Liêdo Maranhão sobre a ironia  contida no sorriso dos candidatos (políticos) estampados nos outdoor, enfocando as eleições municipais de 2008 nas cidades de Recife e Olinda.

Gentilmente cedido por Roman, filho de Liêdo, para publicação aqui no blog, o curta será exibido em  excelente momento diante da situação crítica vivida atualmente em nosso país a propósito do descrédito da classe política, independente de partido.

O enfoque sobre o riso selecionado por Liêdo desafia o tempo e se torna extremamente atual, daí a perenidade do deboche, do sarcasmo, parece dizer: se já estou rindo agora, imagina depois…

E dezoito anos após, eis o resultado dos sorrisos, obras abandonadas, sucateamento dos serviços essenciais, roubalheira dos mais diversos tipos, instituições aparelhadas, poderes corrompidos, o país agonizando e com ele a população que nem se deu conta que aquele simples sorriso se tornaria cúmplice e prenúncio de tamanho descalabro.

Foi de uma perspicácia profunda e sensível esse recorte, essa denúncia feita há tanto tempo por Liêdo, que tão bem soube entender o sofrimento dos menos favorecidos, dos excluídos, pois ele era parte genuína desse povo, dessa gente que continua sofrendo e sendo o lado mais fraco desse embate.

Que a exibição agora em rede desse pequeno vídeo possa nos fazer refletir e abandonar rixas, ranços e preconceitos, ninguém aguenta mais tanta falta de respeito com a população.

Hoje quem ri diariamente é a televisão e seus noticiários tendenciosos, são as revistas, os jornais, os partidos e políticos que mudam ao sabor dos ventos e das propinas.

Hoje quem gargalha são as CPI que nascem arrumadas,os conchaves, os arrumadinhos.

Somente o choro não mudou de lado, ele ainda é nosso, o choro das filas em hospitais públicos, o choro pelo preço dos itens de primeira necessidade nos supermercados, o choro das ruas dos pedintes, dos pais e mãe desempregados  pelo Brasil Afora.

Chega, ou damos a resposta democraticamente em votos seguros e conscientes, unidos por um sentimento de grandeza e esperança, ou seremos eternamente ridicularizados por esses sorrisos de hienas.

Obrigado pelo alerta, Liêdo, sigamos em conluio e em prol do povo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s