Olhares Urbanos – Grafite

Sabemos que a arte de rua, nela inserida o grafite e muitas outras expressões, é muito maior do que qualquer definição que venhamos colocar aqui. Antes de tudo é sinônimo de encontros, conflitos, desigualdades, é uma forma de denúncia , de grito contra a propriedade privada, contra o sistema e contra a falta de espaço para a arte se expandir e pulsar.

Aqui, neste registro feito pelo blog, idealizado para a cadeira de Antropologia Visual da UFPE, ministrada pelo Prof. Dr Renato Athias, queríamos ter podido ampliar essa discussão e ter convidado mais artistas para ouvir várias vozes a esse respeito, mas infelizmente não foi possível.

Optamos para não deixarmos a ideia de lado fazer uma entrevista com Moacir, um multiartista, ver https://www.facebook.com/desenhosestranhos , mais conhecido no meio artístico pelo nome de Moa, o qual permitiu que fizéssemos, a pedido do agitador cultural Rodrigues da UFRPE, a filmagem de um grafite seu, num painel localizado na própria universidade.

Além desse  olhar, também fizemos algumas fotos no centro da cidade, na rua Oliveira Lima,do trabalho de vários artistas, onde há um belo e grande mural urbano, feito de cores e ideias.

Como dissemos, o assunto é vasto, Moa fala com propriedade durante a entrevista das dificuldades enfrentadas no inicio, do conflito existente em se manter como sujeito dessa produção que aparentemente não é necessária numa sociedade tão presa a valores imediatistas e materiais, mas que sabemos e acreditamos ser tão primordial quanto o pão de cada dia, pois alimenta o espírito e alivia as tensões.

Dessa forma, nosso agradecimento aos famosos, aos anônimos que continuam insistindo nessa profissão de fé, nesse sacerdócio de transformar a cidade numa grande tela viva, cheia de cores e sonhos.

E que cada vez mais a arte de rua seja vista e valorizada como um presente inesperado num sinal de trânsito, numa esquina, e que tenhamos a certeza de que ela pode mudar para melhor a nossa vida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s