Vital Bione – O Violão Popular em Pessoa

Vital Bione – O Violão Popular em Pessoa

 

Com este post, encerramos as atividades do ano de 2015, nos vemos em 2016 se Oxalá assim nos permitir, para você que prestigiou o blog, meu muito obrigado, fiquem com um dos maiores boêmios que conheci nas noites recifenses, com ele os violões sempre estiveram em boas mãos.

Vital Bione é mais uma dessas personagens mágicas que cruzaram minhas tardes e noites de boêmia no Pátio de São Pedro e noutros bares pelo Recife afora.

Afogado em doses de whisky ,o violão e a voz de Bione me faziam esquecer a dor, a solidão, a saudade de Fortaleza e outras tristezas que inventamos.

Em interpretações magníficas das músicas de Luís Gonzaga, ia Vital escorregando por entre as cordas, acordando a alegria e convidando-a pra mesa.

De uma família musical, o irmão Almir Bione, que também tive o prazer de vê-lo tocar, era de uma virtuose ímpar, os dois foram feitos para os acordes, para a dolência do violão.

Nos bares que frequentávamos havia uma hierarquia tácita, quando um músico de maior quilate chegava, imediatamente o violão era-lhe entregue e aí de quem fugisse a essa regra.

E assim era feito quando Vital chegava, o instrumento só saia-lhe das mãos quando ele bem queria e não havia cara feia.

Como disse, serei um eterno devedor dos shows que ele me proporcionou, hoje, vasculhando um antigo Hd, encontro esses vídeos com essas duas interpretações de Vital das músicas do Rei do Baião, Luís Gonzaga.

Nada mais justo e oportuno em realizar duas grandes homenagens, uma ao centenário de Luís Gonzaga o qual se comemora atualmente, outra a esse grande mestre do violão popular, Vital Bione.

Infelizmente o destino me afastou de Bione, a última vez que o vi foi, acho, na época dessas gravações, há aproximadamente, uns quatro anos, mas carrego junto de mim a maneira carinhosa e amiga com que ele sempre me tratou e espero que seu violão ainda possa ecoar por muitos anos nessa terra dos altos coqueiros e dos bravos guerreiros.

 

Anúncios

Um comentário em “Vital Bione – O Violão Popular em Pessoa

  1. Beleza, Dias grandes recordações, Bione é muito bom, está parecendo o Cantor Ovelha da Fazenda, com essa cabeleira.

    Grande Abraço Dias, e um Feliz Natal e Prospero Ano Novo, pra você e sua família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s