O Cascavel de Lampião

José de Arimateia, José Augusto Ferreira Lima ou simplesmente o Cascavel de Lampião é uma daquelas personagens que parece ter saído diretamente de um folheto, tomado vida e  ido cumprir sua sina andando pelo Recife e cidades do nordeste mais próximas, divulgando a literatura de cordel.

Quem passeia pelas centenárias ruas do marco zero onde nasceu o Recife a partir de uma vila de pescadores,  já deve ter cruzado com o Lampião do Cordel e sua indefectível indumentária.

O chapéu coberto de moedas chama logo a atenção, de valor incalculável, segundo ele, já foi proposta de troca por um hotel inteiro em Tambaú, zona litorânea de João Pessoa, e imediatamente rejeitado:

“… esse hotel não chega a um quarto da metade do valor desse chapéu.”

Esse adereço mágico é peça fundamental e representa nas palavras dele a força e a beleza do ouro que Lampião carregava pelos interiores dos sertões.

Além disso, é por ele, que nossa personagem é conhecida e aclamada por onde passa.

A jaqueta de couro e a maleta cheia de folhetos de cordéis são outros itens que também compõem seu José de Arimateia.

De fala solta e gargalhada fácil essa figura que já possui mais de oitenta anos carrega a força dos versos dos folhetos de cordel e vai fazendo pela literatura e pela educação muito mais que muitas escolas, professores e governos do Recife.

Esperamos que ele caminhe muitos anos levando junto de si e espalhando pelos quatro cantos, os causos e ditos dessa poesia  cheia de rimas, enriquecendo e valorizando a cultura popular e  sendo os braços, pernas e voz da literatura de cordel no Recife.

Parabéns, seu José Augusto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s