Marcos do Peixe

Quando ouvi pela primeira vez Marcos do Peixe, lembrei-me imediatamente de Liêdo Maranhão e do seu livro Marketing dos camelôs do Recife.
Não consegui entrevistá-lo, mas gravei a mensagem que é repetida insistentemente conquistando sempre muitos passantes diante das várias comparações entre as vantagens do peixe e outros tipos de carne.
Esse Marketing que Liêdo Maranhão com muita maestria captou em alguns dos principais camelôs do Recife a exemplo de Arlindo da cobra, Bacurau e muitos outros, Marcos conseguiu incluir em sua gravação com uma mistura de humor e convencimento impressionantes.
“Preço barato, R$ 1,99 , Ômega 3 , apelo sexual, quem não gosta de sexo, expressões que chamam atenção para o produto e criam um clima de urgência para a compra, “olha que fila de gente, não empurra não, é muita pressão…”
Essa técnica de venda criada pela inteligência popular com muitos jargões criativos é própria dos ambulantes que chamam atenção ora pelos insistentes gritos, ora por comparações as mais esdrúxulas possíveis, mas com um pé no imaginário e outro na realidade do povo e mesclando os ingredientes necessários e chamativos do produto conseguem vender edredon em pleno centro do Recife com a temperatura beirando os 40 graus.
Quase não se vê mais esse tipo criativo no centro da cidade, o mascate do Recife está vendendo somente mercadoria chinesa onde o preço livre de impostos e contrabandeado já é suficiente para vender uma mercadoria aparentemente de boa qualidade mas que não dura um mês.
Dessa forma a aula de venda inserida na loquaz mensagem de Marcos merece o apreço e aplausos pois está a altura dos melhores cantos dos antigos camelôs do Recife, fazendo jus a essa tradição pernambucana tão exaltada pelo mestre Liêdo Maranhão e seu preferido escritório de trabalho antropológico: O Mercado de São José.
Viva o Camelô, viva o Mercado,Viva Marcos do Peixe! Saravá Liêdo !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s